Dores sentidas de 24 a 48 horas após o treino são chamadas de dores tardias. Elas aparecem porque ocorrem micro rupturas nas fibras musculares e no tecido conjuntivo e estes sofrem um processo de inflamação provocando a dor. Mas estas desaparecem cerca de 4 dias depois e com o treino contínuo (na mesma intensidade) o corpo acostuma e não aparecem mais as dores.
Se você faz um trabalho intenso de musculação e também aeróbio, o ideal é alternar os dias fazendo um em cada dia. Agora você pode fazer um trabalho aeróbio intenso num dia e musculação no outro seguido de trabalho aeróbio leve ou moderado (dependendo do tipo de treino e do seu objetivo) desta forma você faz os aeróbios de 5x a 6x por semana. Fazendo as duas atividades no mesmo dia, prefira começar pela musculação, desta forma você rende mais na mesma e fica mais suado e relaxado depois dos aeróbios.
3 a 6x por semana. 1 dia deverá ser de descanso, independente do objetivo, para a manutenção da integridade das articulações e músculos.
De 1 a 3 meses. Após 3 meses, para quem treina mais de 3x por semana, os músculos já estarão adaptados e os resultados já não serão significativos, havendo manutenção dos mesmos.
Quando bem orientada, sim. Pois além da melhora estética, evita e melhora uma série de doenças, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças e lesões músculo-articulares, osteoporose, desvios na coluna vertebral e hérnias de disco, entre outras...