O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contra-indicações. Ele é indicado para pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico.
Sim, com certeza. Este é um dos principais benefícios do Pilates. Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Como resultado o postura é corrigida e o resultado estético e na saúde é fantástico.
Costumamos dizer que 1 vez por semana é melhor do que ficar sedentário e que 2 vezes é muito melhor do que apenas uma. Se tiver disponibilidade, 3 vezes por semana é o ideal, pois você consegue estimular o seu corpo com uma boa frequência e ainda promove o descanso necessário com um dia de folga entre as sessões. Se for possível, pratique também algum tipo de atividade cardiovascular como caminhada, andar de bicicleta ou natação. Quanto mais regular e consistente for sua prática de Pilates, mais rápido você alcançará os resultados desejados. Geralmente eles aparecem depois de 10 a 15 aulas.
De maneira geral, exercícios moderados são saudáveis para mulheres com uma gravidez sem risco, mas é importante ter algumas precauções em mente: Não force muito os músculos abdominais para evitar a separação dos músculos abdominais Tome muito cuidado com a coluna lombar, que pode ser tencionada pelo peso do feto Evite os exercícios que requerem que você deite de costas, pois esta posição pode comprometer o sistema circulatório da mâe e do feto Esteja atenta que seu centro de gravidade e seu senso de equilíbrio foi modificado Não inicie uma atividade totalmente nova no primeiro trimestre Isto dito, muitos exercícios de alongamento e fortalecimento do Pilates podem ser bons para o corpo e a mente da mulher durante a gravidez. E importante: durante a gravidez, somente pratique Pilates sob a orientação de um instrutor que tenha sido especialmente treinado para ensinar mulheres em tal condição.